segunda-feira, 13 de maio de 2013

Lição 01: Medidas, de 25 de janeiro de 1959

Começamos hoje a publicação em série de um método simples e objetivo de como cortar e costurar. Através dele, a leitora tomará conhecimento das regras gerais do corte e dos pequenos detalhes que dão a necessária elegância à costura. Conselhos práticos para o bom resultado do trabalho também serão dados à medida que as lições se sucederem. Não se preocupe a leitora de que não tem jeito nem conhecimentos do assunto. Costurar bem se baseia apenas em um pequeno trinômio: paciência, bom gosto e um pouco de imaginação.
Nesta primeira lição, ensinaremos a maneira adequada pela qual as medidas devem ser tomadas e quais são estas medidas. As figuras que apresentamos serão de grande auxílio para a leitora.
Ilustração de Gil Brandão
I – BLUSA (frente) 
1. Comprimento – Coloca-se a extremidade da fita métrica no ombro, junto da base do pescoço, descendo bem por cima do busto.
2. Busto – Coloca-se a fia por baixo das axilas e, passando por cima dos seios, obter-se-á o contorno do busto. Para se ter apenas a largura da frente da blusa, coloca-se a fita no ângulo de uma das axilas e, passando-se sobre o busto, vai-se até a outra axila.
3. Pescoço – Contorna-se o pescoço, em sua base, com a fita métrica.
4. Ombro – Coloca-se a fita sobre o ombro e mede-se desde o nascimento do pescoço até a extremidade do ombro.
5. Cintura – Contorna-se a cintura com a fita para obter-se a sua medida.

II – BLUSA (costas) 
6. Comprimento – Coloca-se a extremidade da fita no ombro, junto da base do pescoço, e desce-se com a mesma até a cintura. O comprimento das costas é geralmente 2 cm mais curto que o da frente. Nota – Para a largura das costas da blusa, proceder da mesma maneira que para frente, isto é, a fita métrica indo do ângulo de uma axila ao outro, passando sobre as omoplatas.

III – MANGA 
7. Comprimento – Dobra-se o braço da pessoa de quem se está tirando as medidas, colocando-se a fita métrica no sentido do comprimento, desde o ombro até o punho, conseguindo-se assim a medida do comprimento desejado, seja manga curta, três-quartos ou comprida. 
8. Braço – Para se achar a largura do braço,contorna-se o com a fita em seu ponto de maior grossura, que é logo abaixo da axila. Deixe-se a fita um pouco folgada. 
9. Punho – Contorna-se o punho (ou o braço na altura desejada para a manga) com a fita métrica e tira-se a medida necessária.

IV – SAIA 
10. Quadris – Contornam-se com a fita métrica os quadris ao nível de suas partes mais salientes (geralmente cerca de 20 cm abaixo da cintura). 
11. Comprimento – Segura-se a extremidade da fita métrica na cintura e toma-se a medida desejada para o comprimento da saia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário