quarta-feira, 15 de maio de 2013

Lição 03: Utensílios de costura, de 8 de fevereiro de 1959

Os bons utensílios, em qualquer espécie de atividade manual, estimulam a perfeição do trabalho e poupam tempo e dinheiro. Na costura, como em qualquer profissão, os peritos empregam somente os melhores utensílios, conservando-os sempre em boas condições. Dessa maneira, guarde a nossa leitora, bem gravado na mente, o seguinte conselho: tenha sempre à mão bons utensílios de costura, cuidando deles com o máximo de carinho, como se fossem os objetos mais frágeis deste mundo. Vejamos, então, quais os materiais de que necessita a boa costureira:


Ilustração de Gil Brandão

·         Máquina de costura
As melhores e as mais cômodas são, sem dúvida alguma, as máquinas elétricas. Quando a leitora comprar uma dessas máquinas, não comece imediatamente a costurar. Primeiro, acostume-se bastante ao se manejo, estude bem as suas diversas peças, os seus diferentes pontos, até conhecer os seus menores segredos e poder manejá-la com a maior desenvoltura possível. Não esquecer também que a máquina é um mecanismo delicado e, como tal, necessita de cuidados. Periodicamente deve-se proceder a uma limpeza geral, verificando-se o estado de cada uma das peças.

·         Tesouras
O ideal é possuir quatro tesouras: duas tesourinhas de tamanhos diferentes para cortar linhas e arremates, e duas tesouras grandes de 18 e 24 centímetros, adequadas para cortar tecidos. Devem ser de aço de primeira qualidade, pois durarão muito mais. Convém conservá-las sempre afiadas – quando se pretende cortar tecidos mais pesados, é prudente mandar afiá-las previamente. Deve-se tomar o cuidado de não as deixar cair a todo momento, pois isso as prejudica. De grande utilidade são as tesouras dentadas. Tais tesouras são muito práticas porque poupam o trabalho de chulear as costuras, uma vez que cortam a fazenda em forma de dentes, evitando que elas se desfiem com facilidade.

·         Alfinetes
Os alfinetes são elementos indispensáveis na costura. Servem para prender os moldes na fazenda e para marcar as correções a serem feitas no momento das provas. Devem ser finos e inoxidáveis. Para poupar tempo e trabalho, a leitora não deve esquecer que os alfinetes são usados em profusão. Para que se conservem limpos depois de usá-los, guarde-os numa caixinha, uma vez que os alfinetes sujos mancham o tecido. No momento das provas, é aconselhável, por ser muito prático, usar uma pequena almofada de alfinetes presa por uma fita ao pulso esquerdo. Este procedimento evita que se coloque os alfinetes entre os lábios, o que, além de perigoso, impede de falar.

·         Papel carbono
O papel carbono é um auxiliar inestimável para a rapidez do traçado dos moldes. Como estes são riscados sempre pela metade, num papel ou na fazenda dobrada, o papel carbono, colocado ao contrário sobre o outro lado, reproduzirá perfeitamente a outra metade do molde.



Na próxima semana (postagem!), continuaremos a tratar deste assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário