sexta-feira, 31 de maio de 2013

Lição 14: A prova dos vestidos (continuação), de 26 de abril de 1959

Vimos na semana (postagem!) passada Lição 13: A prova dos vestidos, quais os cuidados que devem ser tomados, antes de ter início a primeira prova dos vestidos. Vejamos agora, quais as precauções necessárias durante as provas:

1) Colocar em torno da cintura, uma fatia de gorgorão de 2 cm de largura, mais ou menos, e previamente distendida no ferro, a fim de lhe dar um movimento de queda. Esta fita será em seguida costurada na parte interna da cintura do vestido.
2) Colocar em torno do pescoço um contra-forte, que servirá de apoio para fazer as correções da blusa (quando não se tratar de vestidos muito decotados).
3) Verificar se os meios da frente e das costas são exatamente em seus lugares.
4) Reforçar a cintura do vestido com a fita de gorgorão.
5) Experimentar sempre o lado direito.
6) Marcar as correções com alfinetes, que se enfiam perpendicularmente à costura ou à bainha que se corrige.
7) Enfiar alguns alfinetes à esquerda para evitar que o meio da frente ou das costas fique repuxado e falseie o resultado da prova. Se necessário, alisar com vários alfinetes as espessuras do tecido assim repuxadas.

Como o vestido é armado para as provas por meio de alinhavos, é interessante dar aqui alguns conselhos sobre eles. Como todas as leitora devem saber, os alinhavos se fazem em geral, com pontos corridos maiores ou menores, de acordo com o grau de minúcia exigido pelas diferentes partes da prova. Toda bainha deve ser alinhavada duas vezes com pontos médios: ao nível da dobra e na extremidade da borda interna. Na altura dos quadris, alinhavem-se as costuras da saia com pontos bem pequenos, senão as costuras se afastam por ocasião da prova e fechando-se, mais tarde, essas costuras a máquina, elas induzirão a um erro quanto à largura real da saia. Da mesma maneira, alinhavar com pontos pequenos, blusas e pences. No entanto, pode-se alinhavar uma saia larga com pontos grandes, sem nenhum inconveniente.

Na primeira parte das provas, é mais prático, mais cômodo e mais seguro, experimentar separadamente a saia e a blusa, sobretudo para quem costura para si própria. Vejamos primeiramente como se experimenta a saia. Se as alterações não forem muito grandes, as costuras podem ser alinhavadas imediatamente, combinando-se as novas marcações. Se as correções forem fundamentais, tirem-se os alinhavos das costuras laterais, dobre-se ao meio as peças da saia, e examinem-se as modificações para verificar se ficaram parelhas. Alinhave-se outra vez e repita-se a prova. Ao experimentar a aia, ponha-se o lado direito para fora, com as pences, franzidos, pregas e bainha alinhavadas. Prenda-se com alfinetes, um cinto ou uma fita de gorgorão em torno da linha natural da cintura, como já vimos anteriormente. A esta fita, prenda-se a saia com alfinetes, observando-se bem as marcações.

A fita de gorgorão deve ter cerca de 2 cm de largura e, antes de ser pregada, deve ser submetida a um processo de amolecimento a fim de dar um movimento de queda à cintura na parte das costas. Ao mesmo tempo, ela fixa a linha da cintura, facilitando a costura e dando maior elegância à saia. É imprescindível nas saias godês, porque mantém bem distribuídos os gomos do godê.

Depois de pregar a fita de gorgorão na saia, verifique-se se as marcações do centro da saia coincidiram, tanto atrás como na frente, com o centro do corpo, e se ficaram perpendiculares ao chão. Deixe-se uma margem razoável para as costuras. Veja-se também se as costuras longitudinais se apresentam retas e perpendiculares ao chão. Se os lados da saia repuxam para a frente, altera-se levemente, tirando-se mais da frente ou das costas, conforme o caso. Em torno dos quadris, a trama deve correr paralela ao chão, o que significa que a saia justa e reta deve ser cortada no sentido do comprimento da fazenda, pois há certos tecidos que não permitem que a saia seja cortada no sentido da largura, o que provocaria uma deformação posterior. Quando a trama não está paralela ao chão, levante-se ou abaixe-se a linha da costura da cintura até que a trama da linha das cadeiras caia corretamente. Se a saia for alargada ou estreitada na altura dos quadris, verifique-se logo se ela permite sentar-se comodamente. A partir dos quadris, as costuras laterais devem continuar em linha absolutamente reta até a bainha, quando se trata de uma saia estreita, é lógico.

Antes da primeira prova, toda mulher deve verificar se as peças do vestido estão todas cortadas na mesma direção do fio, pois nenhum vestido, cairá impecavelmente se a trama e a urdidura não forem respeitadas. Quando há movimentos de drapeados ou jogo de envieses e listras, então o caso muda de figura.

Resumindo o que foi dito, deve-se vestir a saia e fazer todas as correções necessárias do lado direito. Despi-la em seguida, e corrigir do lado oposto. Tornar a vesti-la e verificar se tudo ficou perfeito. Costurar a linha da cintura numa fita de gorgorão, examinar as costuras longitudinais para ver se estão perfeitamente perpendiculares ao chão, corrigir a trama em torno dos quadris e verificar se as costuras laterais modelam corretamente as cadeiras e permitem sentar-se comodamente. Depois disto, passa-se para a prova da blusa, assunto este de que tratemos na próxima lição.

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